quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Definição de Currículo

Etimologicamente: curricullum: Pista de Corrida. È uma linguagem, um ser que fala, que quer corporifica uma época, um lugar, uma expressão do equilíbrio de interesses e forcas que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento através dele fins da educação. Reflete o conflito entre interesses dentro de uma sociedade e os valores dominantes que regem os processos educativos. Infelizmente, nas escolas estaduais, percebo que o currículo ainda não leva em consideração a bagagem cultural dos alunos, e sim uma dominação de conteúdos a serem ministrados, em minhas aulas fazem com que as crianças aprendam e também coloquem suas habilidades e competências em sala de aula. O currículo verdadeiro precisa da cara e da marca da escola.

Mídia-educação no contexto escolar.

O texto nos mostra, que os meios de comunicação, sofreram grande avanço com a entrada das novas tecnologias de informação e comunicação, hoje existem uma grande proliferação de blogs, sites pessoais, comunidades, e a existência do youtube, o que possibilita a ampliação das novas tecnologias. Penso que, de acordo com o texto, essas novas tecnologias, devem ser praticadas em sala de aula, com os docentes e discentes, o que não está ocorrendo no momento, devido que os alunos fazem plágios para realização de seus trabalhos, o que torna desestimulante para os docentes, e o suo intenso de celulares em sala de aula. Concluo que as novas tecnologias devem ser voltadas exclusivamente para cunho pedagógico, estimulando capacidades e habilidades dos alunos.

Conhecendo objetos em multimídia

Na atividade 4.2- Conhecendo objetos em multimídia: O artista japonês trabalha com grande exímio, formas geométricas com uso de mídias, com efeitos sonoros, e efeitos nas imagens, e o que torna muito interessante a sua forma de expressar a arte.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Produtos e Objetos do Portal do Professor O universo do Portal do professor é de grande valia, com uma gama de conhecimentos e informações, com o universo de imagens!! vale a pena conferir!! Luiz Roberto Alves Em relação a atividade 4.2, visitei o Portal do Professor, e descobri a gama de conhecimentos, que o mesmo oferece,com imagens, informações, o que nos dispoõe de grandes descobertas com conhecimentos!! vale a pena visitar!! Giovana Arashiro

"Contextualizando a mudança"

"Contextualizando a mudança" Na minha prática pedagógica, com alunos de ensino médio, trabalho a geografia, com intuíto que visualizem mapas e os interpretem, já com meus alunos de Oficinas Pedagógicas de ensino fundamental, 1º a 4º séries, minha prática pedagógica é voltada para projetos pedagógicos, cada aula trabalhando com um projeto, por exemplo na disciplina Orientação de Estudos e Pesquisa na qual eu ministro, faço o reforço de Língua Portuguesa, trabalhando gêneros textuais, e interpretação de textos. Nesses dois universos de alunos, posso trabalhar diversas formas de prática pedagógica, sempre levando em conta, sua bagagem, seus conhecimentos prévios. Luiz Roberto Alves Giovana Arashiro

Wikipédia/ Wikcionário

Wikipédia/ Wikcionário Assim, que entrei no site da Wikipédia, coloquei uma publicação de um pequeno parágrafo sobre o " Tempo Seco" na cidade de São Paulo, o parágrafo foi gravado na Wikipédia, e em relçaõ ao Wikcionário, digitei a apalvra " Beatiful" a qual a sua tradução remeteu-me a adjetivação bonito, belo, e também o seu antônimo da palavra remeteu-me a feio " Ugly" LUIZ ROBERTO ALVES Ao navegar no site da Wikipédia, naveguei fiz a página teste, e coloquei umas palavras para realização de teste, e quando visitei o Wickcionário, digitei uma palavra em inglês como " Star " e veio sua tradução e também a etmologia da palavra, é muito interessante e nos agreaga conhecimentos. GIOVANA ARASHIRO
"Criando um portfólio" Nosso portfólio (blog) encontra se no endereço www.informaticanaredepublica.blogspot.com

Navegar livremente na Internet

Navegar livremente na internet, é uma experiência muito interessante, já que descobrimos vários links, e obtivemos conhecimentos e informações!!! Nos tornamos autonômos!! Giovana Arashiro LUIZ ROBERTO ALVES Enviada em Aug 6 2012 06:45:34:000PM -------------------------------------------------------------------------------- A Experiência de navegar livremente, é muito satisfatório, pois vc aprende a ser autônomo, ler vários links, e entender que existem milhares dentro de um só, pesquisar, contribui para a abrangência de conhecimentos e nos proporciona um leque de informações, navegar livremente é ter na realidade um oceano de novidades, que nos propõe competências e habilidades. Luiz Roberto Alves. Navegar livremente na internet, é uma experiência muito interessante, já que descobrimos vários links, e obtivemos conhecimentos e informações!!! Nos tornamos autonômos!! Giovana Arashiro

Webquest

A Webquest, desenvolvida pela dupla: Luiz e Giovana, aponta sobre os pontos cardeais e sua importância, aborda de maneira simplista e interativa para que possamos entender a importância dos mesmos e suas localizações, visite o link abaixo e descubra mais sobre o assunto. http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=15005&id_pagina=1

Mapa Conceitual

Mapas conceituais devem ser explicados e abordar seus significados aos que os assistem no curso. Dica: Construir o mapa conceitual na ferramenta Paint, abços Luiz Segundo deu para entender, os mapas conceituais devem ser explicados por quem os realizou e também expor seus significados ao público ouvinte. abços Giovana

Quem sou como Professor e Aprendiz

Antonio Nóvoa, nos permite que o professor reflita sua ação pedagógica do passado e nos tempos atuais, a profissão professor atualmente atravessa uma maré alta, repleta de desafios, a sociedade cobra o que não consegue realizar, a escola fica com a carga máxima, e essa divide seu sobrepeso como professor, que fica com a ação pedagógica e a tarefa de educar, o professor é um transmissor de conhecimentos e não é sua função dar a educação aos seus alunos, tarefa que os pais devem iniciar desde a tenra infância, creio que futuramente a profissão "professor" será extinta, e restará apenas aqueles que acreditam na educação e que queiram continuar esse desafio que nos é imposto: Educar e Ensinar simultaneamente!! Lendo a entrevista com Antonio Nóvoa, percebo que a profissão " professor" atualmente, é muito mais difícil que há 50 anos ou 60 anos atrás, a sociedade não consegue educar seus filhos, e transmite essa responsabilidade para a escola, e essa transmite ao professor, este por sua vez fica com uma sobrecarga imensa, porque além de fazer a sua trnsposição didática aos alunos, ainda tem que educar. A profissão até então desvalorizada, pela sociedade, carrega grandes responsbilidades no ato de educar, ser professor em outros países, tem grande prestígio.

Quem sou?

Olá pessoal, Sou Luiz Roberto Alves, Sou professor de geografia, atualmente curso pedagogia na Uninove para licenciados, e pós graduação na psicopedagogia, e leciono este ano para as oficinas pedagogicas, na area da Informatica Educacional, tão temida por quase todos os docentes, espero ampliar e agregar mais conhecimentos, e também com competencias e habilidades. Abços à todos Olá, Sou Giovana Mieko Arashiro, sou professora de geografia na Escola Estadual Ministro Costa Manso, e leciono para o ensino médio, e também no período da tarde, para as Oficinas Pedagogicas, na escola Èrico de Abreu Sodré, pretendo ampliar mais meus conhecimentos na área da informatização. Esse curso é de grande valia, para trocas com nossos outros colegas docentes.

Plano de Aula: Currículo, Projetos e Tecnologias

Unidade 3.4- Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Cursistas: Giovana Mieko Arashiro, Luiz Roberto Alves, Vilma. 1- Desenvolvimento do Projeto: O seguinte projeto destina-se aos alunos das séries iniciais, componente curricular língua portuguesa, o tema são sobre “Adivinhas”, este foi selecionado entre outros temas pelos alunos do 1º ano. Ao todo eram 25 alunos. 2- Objetivos: Compreender que as adivinhas fazem parte do folclore brasileiro; Ler com desenvoltura, diferentes adivinhas; Expressar-se através de desenhos, sobre o tema pr oposto. 3- Desenvolvimento das atividades: As crianças fizeram, a leitura, posteriormente pesquisaram em sites, e confeccionaram cartazes com adivinhas. 4- Recursos materiais: As crianças utilizaram computadores na aula de Informática Educacional, com respaldo do professor Luiz Roberto, papeis, lápis e cartolinas. Unidade 3.4- Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Cursistas: Giovana Mieko Arashiro, Luiz Roberto Alves, Vilma. 1- Desenvolvimento do Projeto: O seguinte projeto destina-se aos alunos das séries iniciais, componente curricular língua portuguesa, o tema são sobre “Adivinhas”, este foi selecionado entre outros temas pelos alunos do 1º ano. Ao todo eram 25 alunos. 2- Objetivos: Compreender que as adivinhas fazem parte do folclore brasileiro; Ler com desenvoltura, diferentes adivinhas; Expressar-se através de desenhos, sobre o tema pr oposto. 3- Desenvolvimento das atividades: As crianças fizeram, a leitura, posteriormente pesquisaram em sites, e confeccionaram cartazes com adivinhas. 4- Recursos materiais: As crianças utilizaram computadores na aula de Informática Educacional, com respaldo do professor Luiz Roberto, papeis, lápis e cartolinas. 5- Avaliação Foi avaliada, a desenvoltura da leitura de adivinhas, por parte dos alunos, principalmente para o grupo de alfabéticos; Posteriormente, a expressão por meio de desenhos feitos no papel, ou no recurso “Paint”; Confecção de cartazes.